concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quarta-feira, 16 de maio de 2018

Feira Colaborativa de Arte - Casa-Museu Ema Klabin - SP

Feira Itinerante – Arte e Cultura na Cidade: arte, roupas, acessórios e comidas. Foto divulgação


Na primeira edição  da Feira “Cada Qual Colaborativa Arte e Cultura na Cidade”  haverá  comidinhas, roupas, acessórios e objetos de arte. A programação ainda traz uma roda de conversa sobre o protagonismo feminino uma oficina de  colcha de retalhos e outra que vai ensinar a construir uma câmera escura que você ainda poderá levar para casa. Tudo com entrada franca.


Para comemorar a 16ª Semana Nacional de Museus, temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus  (Ibram)  em homenagem ao Dia Internacional de Museus (18 de maio),  a  Casa-Museu Ema Klabin, no Jardim Europa, em São Paulo,  promove uma série de atividades hiperconectadas  para fazer do museu um polo de arte e cultura na cidade.
 Nos dias 19  e 20 de maio , das 12h às 18h, a  Cada Qual, marca pioneira no mercado colaborativo em São Paulo, promove  a Feira Itinerante – Arte e Cultura na Cidade.
O evento terá a participação de artistas, marcas e estilistas que dialogam com a produção artesanal e o empreendedorismo feminino, a feira trará comidinhas, roupas, acessórios e arte, além de histórias de vida de quem produz.  
No sábado, 19, das 14:30 às 17h, haverá a roda de conversa Mulheres conectadas em redes: arte e cultura na cidade.  Três mulheres (Gabriela Leirias, Regiany Silva e Bia Varanis) apresentam projetos que investigam  a dimensão do corpo feminino no espaço público;  a memória e o protagonismo de mulheres que mudaram o mundo e foram esquecidas;  os desafios de fazer um jornalismo de causa e a formação do coletivo “Nós, mulheres da periferia”.
 A Casa-Museu também promove  duas oficinas culturais com entrada franca.  Na oficina “Memórias Compartilhadas” que acontece no sábado, dia 19e no domingo, dia 20,  à partir das  13h, o  público, sob a orientação da arte-educadora Patrícia Marchesoni, construirá câmeras escuras e com ela experimentará o encantamento de visualizar a projeção de imagens sem a necessidade de aparatos eletrônicos. Uma tecnologia utilizada por volta do séc. V a.C.  Após a oficina, os participantes trocarão suas descrições e, a partir delas, criarão ilustrações em forma de matriz de cologravura, que serão impressas e compartilhadas, criando um Álbum de Memórias Compartilhadas. Os participantes levarão para casa, tanto a câmera escura quanto o álbum.  
No domingo, dia 20, das 14 às 17h,  acontece a oficina “Colcha de Jardim” com a arte-educadora  Cristiane Muniz . Nela, os visitantes  de todas as idades  vivenciarão técnicas de costura, bordado e fuxico para criar uma obra coletiva semelhante a uma colcha de retalhos, agregando pedaços de tecido por meio de técnicas de costura livre.  A proposta resgata o trabalho manual e coletivo, respeitando o interesse, o tempo e a expressão individual de cada participante.
Serviço:
16ª Semana Nacional de Museus
Dia 19 e 20 /05/2018, sábado e domingo, das 12h  às 18h, Feira Itinerante – Arte e Cultura na Cidade  - Livre, entrada franca
Dia 19 e 20 /05/2018, sábado, das 13h  às 14h30 e domingo das 13h às 16h  - Oficina “Memórias Compartilhadas” , livre, entrada franca, 25 vagas (dia)  por ordem de chegada.
Dia 19 /05/2018, sábado, das 14:30 às 17h - Roda de Conversa: “Mulheres conectadas em redes: arte e cultura na cidade” , entrada franca, 100 vagas por ordem de chegada.
Dia 20 /05/2018, domingo, das 14h às 17h - Oficina “Colcha de Jardim” , livre, entrada franca, 25 vagas  por ordem de chegada.
Visita ao museu :  de quarta a domingo, das 14h às 17h (com permanência até às 18h), sem agendamento. Aos finais de semana e feriados a visita tem entrada franca. Nos outros dias, o ingresso custa R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).
Casa-Museu Ema Klabin
(11) 3897-3232   https://emaklabin.org.br

Nenhum comentário: