concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

domingo, 18 de março de 2018

curso de Pintura - Marcos Rossi - SP



Direcionamento – Conhecimento básico para qualquer área da pintura artística ou artesanal.

Público – Qualquer pessoa interessada no assunto cor e em arte, desenho e pintura. Importante para quem inicia e para quem quer aprimoramento na pintura.

Faixa etária – Todas as idades, sendo que as crianças deverão ser, previamente, avaliadas.

Conteúdo programático básico – Um curso com muita informação e muita prática, contendo:
  • desenho essencial para a pintura, perspectiva, planos, composição, tons, luz, sombras, estudo da cor (aprender a ver a cor e a identificá-la), estudo da cor-pigmento, disco de cores, mistura das cores desde as primárias (produzindo laranjas, vermelhos, verdes, azuis, violetas, terras etc.), razões e fundamentos físico-químicos e históricos da pintura.
Conteúdo programático avançado – Pintura em camadas sucessivas:
  • 1ª   sessão – underpainting (preparação da tela), desenho e marcação do desenho com tinta; início da primeira camada pictórica; uso do medium: aplicação prévia homogênea sobre o suporte; uso dos pigmentos no underpainting; pigmentos da primeira camada pictórica: opacos e de cobertura.
  • 2ª  sessão – finalização da primeira camada pictórica; veladura de base; aprofundamento no uso dos pigmentos opacos e de cobertura; cores complementares.
  • 3ª  sessão – segunda camada pictórica; a segurança da pintura por camadas sucessivas; pigmentos das camadas pictóricas intermediárias (pigmentos opacos, semi transparentes e transparentes); fórmulas para luz e sombras;
  • 4ª  sessão – última camada pictórica; pigmentos para acabamento da pintura; veladura de acabamento.
Dinâmica – O professor estará à frente, explicando e demonstrando a técnica, com fundamentos tirados do melhor da História da Arte; os alunos repetem o procedimento do professor. Acompanhamento coletivo e individualizado.

Aproveitamento –
  • Melhora da percepção da cor, tanto na pintura, como na decoração de ambientes, no vestuário etc.
  • Estimula tendências artísticas;
  • Estímulo ao autoconhecimento; melhora na percepção do Eu e do mundo objetivo ao seu redor (relações pessoais, família, trabalho, lazer, relação com a cidade, com a natureza); aceitação e melhora da posição pessoal no mundo.  Tudo isso em decorrência da reeducação do olhar sobre o mundo.  Salienta-se que o olhar e a percepção do mundo pode estar condicionada por valores inexatos decorrentes do convívio na sociedade.
Horário: 14:00 às 17:00 horas
Dia da semana: 3ªs feiras

Duração da aula: média de 2 ½  horas aula, com intervalo de 20 minutos.
Duração do curso: indefinida
Local
Sindicato Nacional dos Artistas Plásticos - SINAP/AIAP
Rua Pamplona 1244, Jardim Paulista - São Paulo
(próximo ao metrô Trianon)
Investimento por aula
R$ 70,00 para artistas associados
R$ 90,00 para artistas não associados

Material
Para trazer no primeiro dia de aula –
  • Lápis HB ou nº 1; apontador, papeis A4 para desenho;
  • Caneta e caderno para anotações;
  • Bloco de papel tela A4;
  • Paleta de madeira 30 x 40 cm;
  • Tintas a óleo (tubos de 20 ml ou de 37 ml) preto, azul de cobalto, branco de titânio, amarelo ocre, vermelho óxido de ferro (corresponde ao siena queimada nacional);
  • Terebintina (frasco com 100 ml);
  • Pinceis:
    • 3 pinceis de cerda dura clara e chatos (flat) número 12 (exs.: marca Tigre, linha 811 de cabo de madeira clara ou 815 de cabo amarelo);
    • 2 pinceis de cerda dura clara e redondos (round) número 02  (exs.: marca Tigre, linha 812 de cabo de madeira clara ou 816 de cabo amarelo)/
  • Material de limpeza: Diluente eco, fundos de garrafa pet cortadas a uns 7 cm medidos da base, panos, barra de sabão de coco.
Materiais complementares – serão pedidos na medida em que se fizerem necessários para as aulas.

MARCO ROSSI. Nascido em São Paulo, SP, Brasil.  Migrado para Santos, SP, onde começou a desenhar aos 3 anos de idade. Aos 8, em 1960, começou a ilustrar o "A Tribuninha", suplemento infantil do jornal "A Tribuna" de Santos, bem como a participar de salões de arte infanto-juvenis, ganhando prêmios.  Isso leva, em 2018, a completar de "58 anos de vida artística". Advogou até 1983, quando voltou a São Paulo, como artista plástico.  Tem extenso currículo artístico, inclusive com participações internacionais.  Tornou-se professor de arte na década de 1980. Em 1995, fundou o Grupo Pamplonna, movimento de arte onde vários artistas participam da produção de uma mesma obra. Participou do Cultural Blue Life, onde realizou, sob a curadoria de Lilian Heitor, o primeiro evento do Prêmio Face Flóreo, no qual homenageia mulheres de destaque com retratos de sua autoria. Nas várias versões do prêmio, foram homenageadas, até agora, 49 personalidades femininas < https://www.youtube.com/watch?v=uEOMMEbAv9Q >. Promove o projeto "Marco Rossi: Tributo a Marilyn", pelo qual retrata mulheres representando Marilyn Monroe em poses pela Diva, para Bert Stern, em 1962 < https://www.facebook.com/tributetomarilynmonroe >.

fonte: SINAPESP

Nenhum comentário: