concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

exposições CHÃO EM CHAMAS - João Castilho + PLANO IMAGINADO - Adriana Vignoli |

header-image
JOÃO CASTILHO | CHÃO EM CHAMAS
Abertura 
05 de outubro, quinta-feira, às 19h
Em “Chão em Chamas”, nova individual na Zipper Galeria, o artista João Castilho exibe novas séries fotográficas e de objetos que se apresentam como indícios de uma nova reordenação do mundo: fenômenos aparentemente simples que prenunciam alterações drásticas em um futuro próximo, ou que desencadearam-nas em um passado remoto. Os novos trabalhos de Castilho precipitam narrativas orientadas, principalmente, pelo vetor temporal. Com curadoria de Michelle Sommer, a mostra inaugura no dia 5 de outubro.

O título da exposição foi emprestado do livro de contos do escritor e fotógrafo mexicano Juan Rulfo, publicado pela primeira vez em 1953. Entre grande variedade de personagens e situações narradas pelo autor, há em comum um clima de aridez que é o cenário de um eterno embate entre a sobrevivência e a extinção. "Chão em Chamas" trás ao mesmo tempo a ideia de fim e de começo.

Sobre o artista
João Castilho (Belo Horizonte, Brasil, 1978) é artista visual e trabalha com fotografia, vídeo e escultura. Sua produção têm inspiração na literatura, na cultura popular, nas paisagens do cerrado brasileiro, na relação com a natureza, nas cenas cotidianas e temas da atualidade. O trabalho do artista está presente em coleções institucionais como Musée du Quai Branly, Paris; Pinacoteca do Estado, em São Paulo; Coleção Pirelli/MASP de Fotografia, São Paulo; e Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro. Ganhou prêmios da Fundação Conrado Wessel de Arte, em 2014; e a Bolsa de Fotografia, do Instituto Moreira Salles, em 2013. Foi um dos artistas selecionados para o 19º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil e da Bienal do Mercosul, em 2015. Principais exposições individuais: Zoo, Bratislava, Eslováquia (2016), Caos-mundo. FUNARTE, Belo Horizonte, Brasil (2013), Fundação Joaquim Nabuco, Recife, Brasil (2010). Principais exposições coletivas: "L’Autre Visage". Embaixada do Brasil na Bélgica, Bruxelas (2017); 10th Bienal do Mercosul, Porto Alegre (2015); Singularidades/Anotações, Itaú Cultural, São Paulo (2014); XX Bienal Internacional de Curitiba, Curitiba, Brasil (2014); I Bienal de Fotografia. MASP, São Paulo, Brasil (2014).

Sobre a curadora
Pós-doutoranda em Linguagens Visuais na EBA/PPGAV/UFRJ (2017), Michele Sommer é doutora em História, Teoria e Crítica de Arte pelo PPGAV/UFRGS (2012-2016), com estágio doutoral junto à University of Arts London / Central Saint Martins (2015). É mestre em Planejamento Urbano e Regional pelo PROPUR/UFRGS (2003-2005) na área de cidade, cultura e política e arquiteta e urbanista pela PUCRS (1997-2002). É autora do livro Práticas Contemporâneas do Mover-se (2015) e Territorialidade Negra: a herança africana em Porto Alegre, uma abordagem sócio-espacial (2011). Integra o corpo docente na Escola de Artes Visuais Parque Lage / RJ e é co-curadora, juntamente com Gabriel Pérez-Barreiro, da exposição ‘Mário Pedrosa: de la naturaleza afectiva de la forma’, atualmente em ocorrência no Museu Reina Sofia / Madri, de abril à outubro de 2017. Contribui regularmente para publicações nacionais e internacionais e realização de projetos de artes visuais em diversos formatos. Atua no ensino, pesquisa, crítica e curadoria de artes visuais.

Serviço
Chão em Chamas
Exposição individual de João Castilho na Zipper Galeria
Curadoria: Michelle Sommer
Abertura: 5 de outubro de 2017
Em cartaz até 04 de novembro de 2017
R. Estados Unidos 1494, Jardim América – Tel. (11) 4306-4306
Segunda a sexta, 10h/19h; sábado, 11h/17h
PLANO IMAGINADO
PROJETO ZIP'UP: Adriana Vignoli
Abertura - 05 de outubro, quinta-feira, às 19h
Aberta a partir do dia cinco de outubro, a próxima edição do programa Zip’Up abriga a mostra “Plano Imaginado”, em que a artista Adriana Vignoli dialoga  com as fronteiras entre desenho, escultura, instalação e apresenta obras que se equilibram entre a queda, o peso, a suspensão e o risco. Com curadoria de Cinara Barbosa, a exposição mira “utopias geométricas” que convivem com materiais como concreto, rocha, cobre e vidro. Ao manejar  a potência desses elementos, a artista realiza uma mutação de objetos e cria trabalhos que sugerem outras gravitações do tempo e do espaço.

Esses conceitos se expressam no objeto-instalação “Se essa rua fosse minha” (2017): uma base retangular em concreto sustenta um tubo de cobre, a partir da qual diversas correntes se estendem pelo chão do espaço expositivo; nas extremidades destas correntes a artista dispôs joias lapidadas a partir de pedras retiradas por Adriana de calçamentos públicos, em diversas cidades. “Os trabalhos tratam de questões acerca da mutabilidade de materiais, de evocar o plano como projeto do controle, apenas como possível modelo de crença consciente da condição inescapável de instabilidade dos sistemas”, reflete a curadora.

A mostra “Plano Imaginado” fica em cartaz até 4 de novembro.

Sobre a artista
Adriana Vignoli vive e trabalha em Brasília. Recebeu o Prêmio Nacional da FUNARTE de Arte Contemporânea, 2015. Em 2016, foi indicada para o Prêmio PIPA e contemplada com o prêmio do Salão Mestre D’armas de Planaltina, DF, e participou do Prêmio Transbordada Caixa Cultural de Brasília. Entre 2013 e 2014, morou em Berlim e expôs na Nassauischer Kunstverein de Wiesbaden e na Hochschule für Bildende Künste Dresden (Faculdade Técnica em Artes Visuais de Dresden). Em seus objetos utiliza materiais como: vidro, terra, pedra e metal. A artista vem elaborando uma poética que identifica como sendo de coisas autônomas e utópicas, que conectam o arcaico ao presente, ou mesmo, confabulam um futuro. Suas obras tratam de temáticas com o tempo, a paisagem e a arquitetura. Possui graduação em Arquitetura e mestrado em Artes Visuais, ambos pela Universidade de Brasília.

Sobre a curadora
Cinara Barbosa é pesquisadora e curadora de arte. É pós-doutora e mestre pelo Instituto de Arte da Universidade de Brasília (UNB) com ênfase em temas sobre curadoria, arte contemporânea e tecnológica. É Idealizadora do BSB Plano das Artes evento que envolve espaços autônomos e ateliês de Brasília e diretora artística do Elefante Centro Cultural (DF). No campo cultural e artístico também vem participando de comissões de arte e acadêmicas. Ganhadora do prêmio Funarte de Estímulo à Produção Crítica em Artes Visuais 2010. Entre os trabalhos estão: as curadorias das exposições Brinquedos de Papel (2016) e A Dimensão das Distâncias Paralelas (2015), do artista Christus Nóbrega; a coordenação e curadoria da Temporada Elefante, no Elefante Centro Cultural (2015); Eu te desafio a me amar da artista visual holandesa/ uruguaia Diana Blok, Museu da República, Brasília (2014); Capital Digital - Arte, Ciência e Tecnologia, João Pessoa (PB), no Estação Ciência, Arte e Cultura Cabo Branco (2009); Festival Internacional de Arte e Mídia (FAM) (2008), premiado pelo Programa Petrobras Cultural; e. Inéditos – de 1957 a 2000, Individual do fotógrafo Walter Firmo, 2000. Foi idealizadora e coordenadora adjunta do FotoRio (2003/2005) e sócia-diretora da Galeria Câmara Clara.

Serviço
Zip’Up: Plano Imaginado
Exposição individual de Adriana Vignoli na Zipper Galeria
Curadoria: Cinara Barbosa
Abertura: 5 de outubro de 2017
Em cartaz até 4 de novembro de 2017
R. Estados Unidos 1494, Jardim América – Tel. (11) 4306-4306
Segunda a sexta, 10h/19h; sábado, 11h/17h

Política de Patrocínio e Apoio Cultural Porto Seguro


A Porto Seguro procura patrocinar e apoiar diversos tipos de projetos culturais, independentemente da exposição nos meios de comunicação ou da presença de nomes consagrados. A Política de Patrocínio da Porto Seguro tem o intuito de descobrir e valorizar o potencial de novos talentos e promover a descentralização da cultura e a democratização da arte com qualidade. Para 2018 está focando as parcerias em peças teatrais e eventos musicais que tenham temporada pelo Brasil todo.
A Porto Seguro patrocina projetos aprovados pela Lei nº. 8.313 - artigo 18, mais conhecida como Lei Rouanet, que é uma lei brasileira para incentivar investimentos culturais, que pode ser usada por empresas e pessoas físicas que desejam financiar projetos culturais.
Diretrizes:
- Descentralizar geograficamente a distribuição dos recursos de patrocínio e apoio, no âmbito do território nacional, tanto no aspecto da localização das entidades proponentes, quanto no do público beneficiário dos projetos e, sempre que possível, evitar concentração em determinadas regiões
- Promover o desenvolvimento humano, a brasilidade e a auto-estima dos brasileiros
- Promover a igualdade de gênero, a diversidade étnica e cultural
CRONOGRAMA
– Inscrições: até 3 de novembro/2017, via online
– Taxa de inscrição: não
– Formulário de Inscrição: http://bit.ly/1ELwg1q

atelier aberto - Dan Fialdini, Fabio Issao, Guillermo Von Plocki e Israel Kislansky




quinta-feira, 28 de setembro de 2017

9° Salão dos Artistas Sem Galeria 2017/2018


A 9ª edição do Salão dos Artistas Sem Galeria, promovido pelo Mapa das Artes, em sua 9ª edição, tem como objetivo avaliar, selecionar, exibir, documentar e divulgar a produção de artistas plásticos brasileiros que não tenham contratos verbais ou formais (representação) com qualquer galeria de arte na cidade de São Paulo.
Poderá se inscrever qualquer artista plástico residente no país, desde que atenda aos seguintes requisitos: ser brasileiro nato, naturalizado ou mesmo estrangeiro residente no Brasil com idade igual ou superior a dezesseis anos.
Serão selecionados dez artistas que farão parte de mostras coletivas em São Paulo (16 de janeiro a 24 de fevereiro de 2018) e Belo Horizonte (10 de março a 20 de abril de 2018).

CRONOGRAMA
– Inscrições: até 6 de novembro/2017, via Correios
– Taxa de inscrição: R$ 150
– Premiação: premiação em dinheiro de acordo com o nº de inscritos, exposição coletiva + R$ 600,00 de ajuda de custo.

– Edital + Inscrição: http://bit.ly/2xyRA9c

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

exposição ATELIER IMAGINÁRIO - Grupo Sanatorivm -Franca - SP

Será inaugurada no Laboratório das Artes, no próximo dia 29 de setembro (sexta-feira), a partir das 20 horas, a mostra de gravuras, desenhos e pinturas Atelier Imaginário, um projeto que reúne quarenta obras recentes da produção do grupo francano Sanatorivm, que se reúne semanalmente no ateliê do artista Ivo Indiano.
O grupo Sanatorivm é composto pelos artistas plásticos Alexandre Oliveira, Chico Rosa, Denise Muller, Gerson de Oliveira, Ivo Indiano, Otávio Tartari e Uiliam José.
Serviço
Exposição: Atelier Imaginárioobras do Grupo Sanatorivm
Abertura: dia 29 de setembro, às 20 horas (sexta-feira)
Visitação: 29 de setembro a 26 de outubro de 2017
Horário: segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h
Local: Laboratório das Artes de Franca
Endereço: Rua Cuba, 1099 - Jardim Consolação, Franca, SP

Entrada Franca

Informações: (16) 3722-5004, em Franca, SP
Visitas monitoradas ou em horários especiais devem ser previamente agendadas

XØKE – Mo(n)stra Independente de Arte de Guerra por Editais e Afins A XØKE - Mostra Independente de Arte de Guerra é provocada pelo ETC para intervir e desestabilizar a coreografia imposta na cidade. É uma monstra sem corpo e sem nome que penetra nas brechas no cis-tema, ebulição vulcânica de muitos gritos contidos, rasgando o chão que sustenta a ordem nossa de cada dia. Acreditamos na arte que irrompe nas ruas para intervir e desestabilizar a coreografia imposta na cidade. Distorcendo a imagem limpa e cheirosa dos cartões postais, saem dos bueiros o mal-estar da cidade oculta e invisível, aquela que não se quer ver, dilacerando a mão estendida e podre do colonizador que conta suas notas sujas sentado sobre as corpas que não são contadas. A XØKE é um espaço para corpos, inquietações, gestos, imagens, impulsos, repúdios, transições, transmutações, provocações e o que servir no combate contra muros, grades, correntes que nos é imposto e que também nós mantemos e construímos. Convocamos a todes produtorxs de artes de guerra, onde quer que estejam, a enviar seus materiais, produções e pirações. Ocupemos a rua, gritemos juntxs! Poderão se inscrever artistas, grupas e coletivas de qualquer lugar do planeta. Serão aceitas “performances” artísticas em quatro categorias: interferências urbanas, vídeos de XØKE, intervenções impressas e XØKINHA. A mostra é 100% independente e auto organizada, com uma logística na cidade, que se compromete e garante hospedagem solidária e alimentação colaborativa. Em 2017, a terceira edição da XØKE acontecerá de 6 a 10 de dezembro,na cidade de Florianópolis/SC. CRONOGRAMA – Inscrições: até 30 de setembro/2017, via online – Taxa de inscrição: não – Premiação: não. – Edital + Inscrição: http://bit.ly/2xzwgQY Editais e Afins

.
A XØKE - Mostra Independente de Arte de Guerra é provocada pelo ETC para intervir e desestabilizar a coreografia imposta na cidade. É uma monstra sem corpo e sem nome que penetra nas brechas no cis-tema, ebulição vulcânica de muitos gritos contidos, rasgando o chão que sustenta a ordem nossa de cada dia.
Acreditamos na arte que irrompe nas ruas para intervir e desestabilizar a coreografia imposta na cidade. Distorcendo a imagem limpa e cheirosa dos cartões postais, saem dos bueiros o mal-estar da cidade oculta e invisível, aquela que não se quer ver, dilacerando a mão estendida e podre do colonizador que conta suas notas sujas sentado sobre as corpas que não são contadas.
A XØKE é um espaço para corpos, inquietações, gestos, imagens, impulsos, repúdios, transições, transmutações, provocações e o que servir no combate contra muros, grades, correntes que nos é imposto e que também nós mantemos e construímos.
Convocamos a todes produtorxs de artes de guerra, onde quer que estejam, a enviar seus materiais, produções e pirações. Ocupemos a rua, gritemos juntxs!
Poderão se inscrever artistas, grupas e coletivas de qualquer lugar do planeta. Serão aceitas “performances” artísticas em quatro categorias: interferências urbanas, vídeos de XØKE, intervenções impressas e XØKINHA.
A mostra é 100% independente e auto organizada, com uma logística na cidade, que se compromete e garante hospedagem solidária e alimentação colaborativa.
Em 2017, a terceira edição da XØKE acontecerá de 6 a 10 de dezembro,na cidade de Florianópolis/SC.
CRONOGRAMA
– Inscrições: até 30 de setembro/2017, via online
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: não.

– Edital + Inscrição: http://bit.ly/2xzwgQY

I Convocatória da OCA: Residência Artística Internacional


A Casa da Cultura da América Latina (CAL) está com inscrições abertas para o Programa de Residência Artística Internacional. Voltado para os interessados em ocupar as dependências da Casa com propostas artísticas, o programa foi lançado por meio da I Convocatória da OCA: Residência Artística Internacional, uma parceria da Diretoria de Difusão Cultural (DDC) do Decanato de Extensão da Universidade de Brasília (DEX/UnB), a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e o Serviço Social do Comércio (Sesc/DF).
“ Experiência e cidade na América Latina” é o tema que deve ser desenvolvido por meio das propostas, que abrange as mais diversas linguagens - artísticas, arquitetônicas, das ciências humanas e sociais -, a serem apresentadas pelos candidatos, com, no mínimo, 18 anos, e enviadas à CAL até o dia 29 de setembro deste ano. Informações completas na Convocatória anexa.
A residência tem por objetivo estimular o intercâmbio cultural, a reflexão, o debate, as técnicas e a difusão das artes e das humanidades, consolidando a CAL/UnB como espaço institucional de estímulo do pensamento crítico, da articulação e inovação no campo das artes e ciências humanas; proporcionar um ambiente para imersão, dando o devido suporte técnico, material e logístico para o desenvolvimento de pesquisa, criação e reflexão de maneira interdisciplinar e estimular a reflexão crítica sobre as cidades latino-americanas.
A duração da residência será de um mês, de 23 de outubro a 23 de novembro deste ano e o (a) residente deverá morar em Brasília/DF, durante os trinta dias.
Serão selecionados (as) seis proponentes, residentes em países da América Latina e Caribe, com idade mínima de dezoito anos, sendo dois estudantes, devidamente, matriculados em universidades; As participações serão individuais;
CRONOGRAMA
– Inscrições: até 29 de setembro/2017, via email
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: exposição coletiva.

– Convocatória + Ficha de Inscrição: http://bit.ly/2hzgmOK

26º Salão de Arte CCBEU “Primeiros Passos”

O 26º Salão de Arte CCBEU "Primeiros Passos" recebe inscrições de artistas interessado em participar do calendário de exposições na Galeria de Arte do MABEU/CCBEU (Museu de Artes Brasil Estados Unidos | Centro Cultural Brasil Estados Unidos), em Belém.
Podem participar artistas iniciantes, de todo o território nacional, tendo como objetivo o reconhecimento de novos talentos, e desta forma apresentar uma produção artística emergente contemporânea e tem como finalidade o estímulo à produção artística emergente
São pré-requisitos não ter participado de nenhuma exposição individual, ser maior de dezesseis anos e não ter sido premiado com o 1º prêmio em versões passadas do Salão.
As obras inscritas deverão ter sido produzidas a partir de 2015 e devem ser inéditas, ou seja, não ter sido apresentadas em outras exposições/salões. Cada participante poderá se inscrever em apenas uma categorias aceitas: pintura, desenho, gravura, escultura, objeto, fotografia, instalação e vídeo.
CRONOGRAMA
– Inscrições: até 30 de setembro/2017, via online
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: 1º prêmio: R$ 3.500; 2º prêmio: R$ 2.500; 3º prêmio: R$ 1.500 + exposição coletiva.

– Edital + Ficha de Inscrição: http://bit.ly/2yqSdkt

terça-feira, 26 de setembro de 2017

exposição GENÍACO - Emanoel Araújo, Gilvan Samico e Mário Cravo Neto - SP

convite

GALERIA BASE HOMENAGEIA A CULTURA BRASILEIRA EM NOVA EXPOSIÇÃO COLETIVA

Com obras de Emanoel Araújo, Gilvan Samico e Mário Cravo Neto, esculturas, xilogravuras e fotografias compõem a mostra.
A Galeria Base, exibe "Geníaco", composta por 22 obras de Emanoel Araújo, Gilvan Samico e Mário Cravo Neto, sob curadoria de Paulo Azeco. A coletiva busca valorizar a cultura nacional - no sentido mais restrito e impactante que este conceito possa ter -, destacando a simbologia, o etéreo e as religiosidades portuguesa e africana, elementos em comum na produção destes artistas e presentes no imaginário do povo brasileiro.
sábado 30.09, 15 - 18h 
av. 9 de julho 5593 - 1o. andar - São Paulo, SP.
G A L E R A B A S E
 

Edital de Exposições Pinacoteca da Universidade Federal de Viçosa 2018/2019

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Viçosa, por meio da Pinacoteca da UFV, torna pública a abertura de inscrições para o processo seletivo de propostas expositivas que comporão a programação 2018/2019 do referido espaço, durante os meses de abril a dezembro de 2018 e janeiro a março de 2019.
O Edital selecionará três propostas expositivas (individuais e/ou coletivas) de obras de artes plásticas e visuais (pinturas, gravuras, desenhos, fotografias, esculturas, objetos tridimensionais, instalações, colagens ou outras técnicas, desde que pertinente ao espaço disponibilizado).
Cada artista poderá submeter à seleção somente uma proposta. A inscrição do mesmo artista em propostas coletivas diferentes será aceita, desde que o mesmo não seja o representante em mais de uma proposta.
CRONOGRAMA
– Inscrições: até 22 de outubro/2017, via email
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: não.

– Edital + Ficha de Inscrição: http://bit.ly/2huWiRm

Seleção Exposições Solo Sagrado de Guarapiranga 2017/2018



O grupo Cultura e Arte, da Fundação Mokiti Okada (FMO), recebe inscrições de artistas interessados em expor no Solo Sagrado de Guarapiranga no ano de 2018, em São Paulo/SP. As categorias são pintura, desenho, gravura, escultura, fotografia, vídeo e instalação, de temática livre, selecionados por uma comissão de profissionais indicados pela direção da Fundação.
O edital tem por objetivo propiciar aos artistas um contato direto com a filosofia e energia da natureza por intermédio do Solo Sagrado. A experiência de contemplação e imersão na Natureza é uma experiência de intencionalidade. A Natureza desperta a sensibilidade estética. Se percebida a partir da sensibilidade ao Belo, aflora a afetividade e a imaginação. No encontro harmonioso entre a Natureza e o ser humano, a imaginação pode ganhar fluidez e liberdade.
Aberto aos artistas interessados, as obras serão selecionadas por uma comissão de profissionais indicados pela direção da FMO e os resultados serão divulgados até outubro de 2017.
CRONOGRAMA
– Inscrições: até 30 de setembro/2017, via Correios
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: pró-labore de R$ 1.000 para execução do projeto
.– Edital + Ficha de Inscrição: http://bit.ly/2foiqsl

14ª Edição Arte no Beco


O Edital tem por objeto a seleção de projetos para ocupação do evento “Arte no Beco”, localizado no centro histórico da Estância Turística de Itu e destina-se a artistas, grupos, coletivos, educadores, oficineiros, professores, artesãos e profissionais ligados à arte, educação, meio ambiente e alunos universitários ligados à arte e comunicação.
O projeto “Arte no Beco” é um evento realizado aos domingos (das 11 às 16hs) no Passeio Público Marcos Steiner, na área ao lado do Museu da Energia, o qual reúne atrações artísticas, culturais, educativas, sociais e ambientais voltadas gratuitamente para toda família.
O projeto tem como objetivo conscientizar e incentivar a população Ituana e turistas a estimar e valorizar o Patrimônio Urbano, representado pelo Beco, estimulando a preservação, ocupação e ativação deste espaço público, por meio de atividades culturais, sociais e educativas.
Este movimento de ocupação urbana tem como objetivo específico: incentivar a Cultura e a Arte; difundir a memória cultural e patrimonial Paulista e Ituana; contribuir com a preservação material e imaterial dos bens arquitetônicos; promover o Turismo e o Lazer; incentivar e explorar métodos inovadores da Educação; fomentar a participação Social e o uso da arte como agente sócio educadora; impulsionar a manifestação cultural como expressão Social e, por fim, difundir o esforço de artistas e grupos instalados no interior. Em 2017, o projeto chega a sua 14ª edição no dia 15 de outubro.
CRONOGRAMA
– Inscrições: até 30 de setembro/2017, via online
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: não.

– Informação + Inscrição: http://bit.ly/2fwOP3x

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

palestra APARELHOS MÁGICOS: o Papel da Técnica na Fotografia - SP



debate Dirigentes Culturais: Dos Anos 50 à Atualidade - dia 26 de setembro - presencial com transmissão

O Fórum Permanente recomenda:Dirigentes Culturais: Dos Anos 50 à Atualidade

O Instituto de Estudos Avançados da USP, importante parceiro do Fórum Permanente, convida para mais um evento do ciclo de debate "Cultura, Institucionalidade e Gestão"da cátedra Olavo Setubal de Arte Cultura e Ciência.

Com um olhar voltado a importantes dirigentes culturais do pós-guerra, este encontro terá o músico pernambucano Antônio Nóbrega e a artista plástica Regina Silveira. Nóbrega irá discorrer sobre o perfil de Ariano Suassuna como gestor cultural, enquanto Regina falará sobre Walter Zanini, primeiro diretor do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP.
Ciclo "Cultura, Institucionalidade e Gestão"
Esta programação consiste em quatro etapas que pretendem fornecer um panorama crítico, atual e histórico da formação de uma estrutura cultural na cidade de São Paulo, pelo ponto de vista da gestão cultural em instituições. Terá como foco
1) as relações entre arte, cultura e política;
2) o perfil de instituições culturais que fazem diferença na estrutura cultural de uma cidade como São Paulo;
3) a contribuição de certos gestores culturais na consolidação de um campo cultural no Brasil e em São Paulo;
4) o papel das exposições na representação cultural de um Brasil. contemporâneo.
Por meio de uma dinâmica discursiva e reflexiva em interação direta com importantes equipamentos culturais da cidade e seus principais agentes, a programação  pretende assim oferecer um amplo e crítico panorama da situação da cultura no Brasil pelo viés da gestão cultural em instituições e organismos de representação cultural.
Debatedores
Moderador

Inscrições

Evento público e gratuito | Com inscrição

Organização

Apoio

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo