concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

exposição fotográfica OS RIOS DA COMISSÃO Geográfica e Geológica - UMAPAZ - SP



Em 1886, o governo da província de São Paulo criou, para fins de estudo, pesquisa e levantamento do solo paulista, a Comissão Geográfica e Geológica - CGG, patrocinada pela elite cafeeira que via neste projeto a possibilidade de aumentar a produção e, consequentemente, a influência política. 
O trabalho da Comissão resultou em relatos, levantamentos cartográficos, estudos detalhados da geografia, geologia, climatologia, botânica, hidrografia etc., propiciando as bases da ocupação territorial das chamadas Terras Desconhecidas do Estado.
A Comissão existiu até 1931, e deu origem a importantes instituições de pesquisa, como os atuais institutos Florestal, Botânica, Geológico, Geográfico e Cartográfico, os museus: Paulista (Ipiranga), de Zoologia, e Geológico (MUGEO), entre outras.
A história da Comissão nos remete aos processos e transformação ocorridos no início do século XX no Estado de São Paulo, principalmente àqueles relacionado às mudanças da paisagem natural decorrentes do processo de ocupação do território paulista e da apropriação econômica dos recursos naturais.
Com o objetivo de divulgar e trazer à sociedade a importância deste trabalho, seu valor histórico, a causa, a consequência e o reflexo na atualidade, a exposição apresenta os principais rios paulistas - Tietê, Grande, Paranapanema, Paraná, Feio ou Aguapeí e do Peixe, através do registro fotográfico efetuado entre 1886 e 1910, resultante dos levantamentos e sistematização dos trabalhos as da CGG no então chamado sertão paulista.
Os Rios da Comissão Geográfica e Geológica – Documentos do Passado - 1886 a 1910” – é uma exposição itinerante que resgata a história da hidrografia paulista e das viagens heroicas realizadas nesse período por uma equipe multidisciplinar através de um território paulista até então parcialmente desconhecido.

Duração da Exposição: 23/11/17 a 24/01/18
Palestra e Vernissage: 23/11/17, das 9h às 12h.
Palestrante: Sra. Silvana Pettinato Lucio – Doutora em Arquitetura e Urbanismo / FAU-USP
Tema da Palestra: “A ação da Comissão Geográfica e Geológica na apropriação e produção do território paulista entre 1905 e 1931”

Coordenação
: Ricardo Fraga Oliveira e Gustavo Agni Beuttenmuller
Pedestres: Portão 7A.
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).

Nenhum comentário: