concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

segunda-feira, 7 de agosto de 2017

CHARGES DE UM QUADRINISTA - ANDRÉ DAHMER

CHARGES DE UM QUADRINISTA - ANDRÉ DAHMER
Abertura: 09 de agosto – até 16 de setembro de 2017
Imagens: goo.gl/PKZMsv
Desenhista, cartunista e poeta, André Dahmer (Rio de Janeiro, 1974) é reconhecido pelo humor ácido, inteligente e reflexivo. Criador das famosas tirinhas “Malvados”, “Quadrinhos dos Anos 10”, “Apóstolos: a série”, “Cidade do Medo” e dos personagens “Emir Saad” e “Terêncio Horto”, entre outros, o artista traz a São Paulo sua mais recente produção. EmCharges de um Quadrinista – André Dahmer, em cartaz a partir de 09 de agosto na Casa Sinlogo, em Pinheiros, o desenhista carioca apresenta 20 obras, sendo quatro gravuras em serigrafias numeradas e 16 charges originais, algumas inéditas.
O público paulistano poderá conferir a vertente mais poética de criação do artista. Segundo Dahmer, o trabalho paralelo ao realizado diariamente para os jornais e revistas transforma-se no seu momento de relaxamento: “Desenho para descansar de meu trabalho como desenhista. A poesia que há nesses trabalhos sempre existiu, é algo mais delicado, mas não tenho medo nenhum disso, eu os faço com a mão leve e a cabeça mais livre, mas nem sempre são temas alegres de se ver, porque muitas vezes os temas são elementos de um futuro distópico”, comenta. Política, religião e costumes, temas centrais de sua obra, compõe as charges da presente exposição.
Pioneiro dos quadrinhos na web – Dahmer talvez seja o primeiro quadrinista brasileiros a ter alcançado reconhecimento nacional e internacional a partir do trabalho desenvolvido na internet – o artista tem no traço simples de estilo minimalista a principal marca de sua produção. Ao longo das duas últimas décadas conquistou uma legião de admiradores abordando em suas tirinhas temas do cotidiano como política, tecnologia e as relações humanas, sempre com seu humor sarcástico e corrosivo, outra marca de seu trabalho. O colega Ziraldo, por exemplo, define o artista como um “cartunista machadiano”.
Vencedor de três edições do Troféu HQmix, a mais importante premiação da área, Dahmer publica tirinhas diariamente nos jornais Folha de São Paulo e O Globo, além de colaborar para outras publicações como o diário francês Le Monde Diplomatique.
Serviço:
Exposição: Charges de um quadrinista - André Dahmer
Vernissage: 09 de agosto, às 18h                                        
Até 16 de setembro de 2017
Casa Sinlogo
Endereço: Oscar Freire 2221, Pinheiros – São Paulo.
Tel: 2691-5541
Horário de funcionamento: Terças e quartas, das 11k às 18h - Quintas e sextas, das 11h às 23h – Sábados, das 14h às 18h – Domingo fechado.

Nenhum comentário: