concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sábado, 15 de outubro de 2016

exposição de pinturas de Carlos Zibel - SP

Abertura da Exposição de Pintura
de
Carlos Zibel
 
Espaço Cultural Cristal
dia 18 de Outubro ... a partir das 19 H
terça feira
 
Rua Prof. Artur Ramos, 551

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

2016, A State of Mind show opening/Lamont Gallery Boston - USA

FRONT: Susan Jaworski-Stranc, Red Squirrels, Blue Squirrels, 2015. Reduction linoleum print.























Opening Reception:
Friday, November 4, 5-7 pm
  

Gallery Talk:
Saturday, November 5, 10 am

The Print’s Powerful Potential: Boston Massacre Redux
Bob Tomolillo, board member of Boston Printmakers, will discuss how artists have used print imagery to call attention to social injustice. As part of the presentation, Bob will be joined by master printer Robert Townsend, who was entrusted with the reprinting of the copper plate of Paul Revere’s Boston Massacre print in 2003. Townsend will explain technical aspects of the process and highlight the controversy that still lingers around the project.



Other Events:
We hope to screen "Art Is… The Permanent Revolution" and offer a few other events during the run of the exhibition. Check Lamont Gallery 
website or Lamont GalleryFacebook page in the coming weeks for dates & details.

Getting Here:
This link has a campus & gallery map: 
http://www.exeter.edu/arts/9140_9161.aspx  Parking is on street. While it can be difficult to find parking directly on Tan Lane, parking along Front Street, or on any of the side streets, such as Elliot, is fine. We are about a 5 minute walk from downtown Exeter.

 


The Boston Printmakers
The Boston Printmakers at Lesley University
University Hall L-019, 29 Everett St.
Cambridge, Massachusetts 01238
US

exposição de gravuras de Luise Weiss, Marco Buti,, Salete Mulin e Ermelindo Nardim - Graphias - SP

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Inscrições abertas para oficina de processos artesanais em fotografia na Fundação Ema Klabin 

Encontros acontecem em dois sábados.
Encontros darão uma breve introdução teórica sobre os procedimentos desta técnica do século XIX.
A Fundação Ema Klabin está com inscrições abertas para a oficina “Processos Artesanais em Fotografia: Cianótipo” que acontece em dois sábados ,15 e 22 de outubro, das 10h às 13h.
Através de indicações técnicas, os participantes irão preparar os químicos, emulsionar a superfície escolhida e criar suas imagens.  Serão estimulados a usar a criatividade para produzir tanto fotografias quanto fotogramas em papéis ou tecidos.
Serviço:
Oficina “Processos Artesanais em Fotografia: Cianótipo”
Datas: 15 e 22 de outubro (sábados)
Horário:  10h às 13h
Investimento: R$160,00 (incluso material)
Vagas: 25 vagas
Local: Fundação Ema Klabin - Rua Portugal, 43, Jardim Europa, São Paulo

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Museu Olho Latino expõe xilogravuras de Hélio Schonmann - Atibaia - SP

Museu Olho Latino expõe xilogravura
Hélio Schonmann
 
helio
Hélio Schonmann.
 
Atibaia: A mostra “Xilogravuras” do artista plástico Hélio Schonmann está em exposição de 06 a 26 de outubro no Museu Olho Latino, situado no 1º andar do Centro de Convenções e Eventos “Victor Brecheret”, em Atibaia, SP. A curadoria é do prof. Dr. Paulo Cheida Sans.
A exposição é composta por gravuras do artista que foram doadas para a coleção do Museu Olho Latino. A maioria das obras foi realizada nos últimos três anos.
Hélio é um artista que produz pinturas, gravuras, desenhos, objetos e registros fotográficos de intervenções urbanas nos processos de construção e desconstrução da identidade humana nos dias atuais.
obra helio
schonmann
Obra de Hélio Schonmann.
Hélio Schonmann é artista visual e professor. Frequentou, nos anos 70 e 80, o Atelier de Livre Criação em Artes Plásticas do Museu Lasar Segall, em São Paulo, onde assumiu posteriormente o cargo de orientador (1979/83). No final dos anos 90, incorporou a instalação e a gravura em seu fazer artístico, tendo recebido orientação de Evandro Carlos Jardim. Realizou mostras individuais e vem participando de mostras coletivas e trabalhos colaborativos de arte urbana no Brasil, Argentina, Alemanha, Itália, China, Cuba, México e França. Sua obra está presente no acervo de instituições públicas e privadas, como Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu de Arte Contemporânea de Botucatu, Museu Olho Latino (Atibaia), entre outros. A partir de 2009 iniciou um trabalho de coordenação de projetos de arte pública colaborativa e curadoria dos ciclos de mostras coletivas VI(VER), duplamente premiados pelo ProAC SP. Reside e trabalha atualmente na cidade de Louveira, SP.
Para o curador Paulo Cheida, o artista Hélio Schonmann é um dos principais nomes que desponta no cenário artístico e “é um enorme privilégio ter suas xilogravuras na coleção Olho Latino”.
A mostra “Xilogravuras” do artista plástico Hélio Schonmann pode ser visitada até 26 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Al. Lucas Nogueira Garcêz, 511, Parque das Águas, na Estância de Atibaia, SP. A realização da mostra é do Museu Olho Latino e da Secretaria de Cultura e Eventos.


Exposição: “Xilogravuras” – do artista plástico Hélio Schonmann.
Curadoria: Paulo Cheida Sans.
Período da mostra: 06 a 26 de outubro de 2016.
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Local: Museu Olho Latino.
Endereço: Al. Lucas Nogueira Garcêz, 511 - Estância de Atibaia, SP.
 
 
Acompanhe:
Olho Latino

terça-feira, 11 de outubro de 2016

exposição MAJESTY - Felipe Oliveira Mello - SP

“Majesty”

“Artista plástico volta à cena cultural paulista com exposição individual de série dedicada a um dos nomes mais icônicos de toda a história mundial, com apresentações física e virtual”

Após três anos de imersão criativa, o artista Felipe Oliveira Mello volta a expor na cidade de São Paulo. O escritório de arte dconcept será novamente o palco para apresentação de sua nova série, intitulada de “Majesty”, a partir de 19 de outubro.

A rainha do Reino Unido, Elizabeth II, é o tema da série. Sua vida, do nascimento em Londres em 21 de abril de 1926, até os dias de hoje, cria o enredo desta exposição. “Uma mulher unânime, de determinação infalível e caráter imperativo, merecedora de sua história registrada e pública; Elizabeth, acima de tudo, é amada por toda nação! ”, comenta Felipe. 

A idealização de “Majesty” começou em 2013, logo após a estreia de Felipe no mercado das artes, com a série “Herdeiros”. A personagem da Rainha já aparecia em suas pesquisas, mas seu interesse pelo conteúdo e influência de sua imagem iriam além e se estenderiam a um novo projeto.

Foi a partir de uma viagem a Londres, para cumprir uma residência artística e outros cursos paralelos, que a série começa a se materializar. Uma intensa fase de pesquisas em museus, bibliotecas, espaços culturais, sebos, pontos turísticos e alternativos da capital da Inglaterra, preencheram grande parte da agenda do artista durante um semestre.

A seleção de imagens de Elizabeth se fez por vários livros, de todos os tamanhos e importâncias, que registraram toda a sua trajetória, desde bebê até seus noventa anos de idade. Um acervo adquirido por Mello com mais de mil imagens. 

Todos os livros, foram descosturados cuidadosamente, e as imagens de maior representação da expressão da personalidade, do cotidiano e dos corriqueiros protocolos reais, foram definindo a construção da série.

Após várias fases de triagem, Felipe chegou a quarenta e cinco imagens que serão expostas no seguinte formato:

- Cinco obras grandes, a maior com 1,20m por 1,80m, constituída por 144 painéis fotográficos, com medidas baseadas nos típicos cartões postais, unidos por um bordado manual em cordonê fino dourado laminado, formando um mosaico único. O processo se inicia com a digitalização e arte gráfica da imagem original. A expansão da imagem é dividida e reajustada uma a uma e cada impressão fotográfica é então laminada em pH neutro sobre uma base de “foam board” e perfurada cuidadosamente para receber a aplicação do bordado. Com isso, F.O.M., traspõem através de seu trabalho e intervenções, a complexidade da história, o magnetismo da aristocracia e a redundância que existe em torno do nome Elizabeth.

-  Quarenta obras menores, de 40cm por 30cm e 40cm por 60cm, retratam diversas fases da vida da monarca. As páginas originais receberam diferentes bordados manufaturados e elaborados a partir de estampas e padronagens clássicas inglesas.     

Os entrelaces criam, em todas as peças, uma trama de interferência na imagem de Elizabeth e no espaço que a circula. 

Nas obras, a face da rainha é coberta pela junção de vários lacres de carta, aplicados com um sinete, encomendado no período em que o artista esteve em Londres, com a imagem da coroa real. O lacre de cera, produz vínculo e representa o inviolável, expressa a burocracia, confirma o sigilo e esconde o que há por traz do que cela. Com uma mistura de cera e encáustica, esse item de intervenção é apresentado na cor vermelha, gerando estranhamento e curiosidade.     

A rotina londrina, fusão entre o histórico e o contemporâneo, se revela na exposição em outros vetores poéticos, utilizando instalações de neon e intervenções em lambe-lambe, e assim a atmosfera do espaço expositivo se compõem. 

“Majesty” fica em cartaz no dconcept por trinta dias. Ultrapassando os limites físicos, simultaneamente a sua abertura e por um tempo mais duradouro, a exposição também será apresentada pela rede social Instagram, através do perfil @majesty_expo.


Serviço: a partir de 19/10/2016
dconcept – Alameda Lorena, 1257 – São Paulo.
Instagram: @felipeoliveiramello @majesty_expo


segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Oficina de Artes plásticas para pessoas com baixa visão ou deficiência visual - CCSP


dias 19 e 26/10 - quartas - das 14h às 16h 
dias 21/10 e 4/11 - sextas - das 14h às 16h

Apresentação de recursos das artes plásticas adaptados a pessoas com deficiência visual ou baixa visão. Os participantes irão conhecer um pouco de história da arte e terão a oportunidade de experimentar materiais gráficos de diferentes texturas ou em alto-relevo, como papéis grossos, panos, lixas, cordões, botões, etc. Serão propostas atividades de percepção, adaptação para o suporte plano, além de exercícios de expressão e imaginação com ferramentas táteis. Os participantes poderão trazer propostas, problemas, materiais e ideias para trabalharem durante o curso.

com: Cassio Polegatto (artista gráfico e funcionário da Biblioteca Louis Braille)
Biblioteca Louis Braille (10 vagas para cada turma)
inscrições: de 1º a 14/10, preencher ficha de inscrição e enviar por e-mail para bibliotecabraille@prefeitura.sp.gov.br - seleção: por ordem de recebimento das fichas de inscrição. A lista dos selecionados será divulgada nesta página a partir do dia 17/10

CCSP
Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro 1000   -   CEP 01504-000   tel 3397 4002   -   Paraíso São Paulo - SP
ccsp@prefeitura.sp.gov.br

Palestra: Colecionismo e conservação de papéis


Como identificar problemas de conservação? Quais são os agentes causadores de deterioração de uma obra? Através de exemplos do processo de restauro das obras, o público aprenderá a identificar os principais fatores que influenciam na preservação de uma obra de arte em suporte de papel e a adquirir noções básicas de higienização, acondicionamento e manuseio.

No encontro será abordado o processo de restauro das obras de Mira Schendel, Goeldi, Gilvan Samico e Maria Bonomi.

Palestrantes: Ana Maria Caires Scaglianti e Lucia Elena Thomé.

O encontro é gratuito e aberto a todos os públicos.

O projeto foi realizado através do Edital nº19/2015 - Concurso de apoio a projetos de preservação de acervos museológicos no Estado de São Paulo vinculado ao Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo.

MAM - Museu de Arte Moderna de São Paulo
(11) 5085-1300
Parque ibirapuera, s/n Portão 3, 04094-000 São Paulo

exposição ESPAÇO, TEMPO e MEMÓRIA - Cristina Canepa - SP