concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sábado, 14 de dezembro de 2013

ArtRio recebe inscrições para quarta edição a partir de 16/12


A ArtRio – Feira Internacioanl de Arte Contemporânea do Rio de Janeiro recebe a partir de 16/12/13 inscrições para sua quarta edição, que ocorre entre 10 e 14/09/12, nos armazéns 2, 3, 4 e 5 do Píer Mauá, zona portuária da capital carioca. Os interessados devem se inscrever através do site do evento (www.artrio.art.br) até 07/02/14. O Comitê de Seleção é formado por Alexandre Gabriel (Galeria Fortes Vilaça / SP); Anita Schwartz ( Anita Schwartz Galeria de Arte / RJ); Cecília Tanure (A Gentil Carioca / RJ); Greg Lulay (David Zwirner / Nova York - EUA); e Matthew Wood (Mendes Wood DM / SP). Em 2014, a feira sera divida em quarto seções: Panorama - para galleria estabelecidas no mercado de arte moderna e contemporânea; Vista – Jóvens galerias apresentam propostas artísticas inovadoras especialmente para feira; Lupa – espaço com curadoria de de Abaseh Mirvali dedicado a obras de grande escala; Solo – participam artistas convidados pelos curadores Julieta Gonzalez e Pablo Leon de La Barra Segundo tema a ser escolhido. Com apenas quarto edições, a feira ArtRio atriu atenção nacional e internacional e se posicionou com importante evento do setor. Na última edição, 52 mil pessoas visitam o evento, que contou com a participação de 106 galerias, entre elas as nacionais Luisa Strina, Fortes Vilaça, Casa Triângulo, A Gentil Carioca e as estrangeiras David Zwirner, Gagosian, Gladstone, Marian Goodman, Pace, Victoria Miro e White Cube. A realização da ArtRio é dos sócios Brenda Valansi, Elisangela Valadares, Alexandre Accioly e Luiz Calainho. | Mais informações: www.artrio.art.br


Fonte: Mapa das Artes

15º Salão Municipal de Artes Plásticas de João Pessoa (PB) | 2014



O 15º Salão Municipal de Artes Plásticas de João Pessoa recebe até 27/01/14 inscrições de artistas residentes em todo o território nacional interessados em apresentar sua produção. Os 20 projetos selecionados serão exibidos entre 03/04 e 30/05/14, no Casarão 34, Unidade Cultural da FUNJOPE. Eles concorrem a quatro prêmios de aquisição no valor de R$ 10 mil, cada. Todos os participantes recebem premiação R$ 2,5 mil. 

Confira o regulamento completo: 

1. DO OBJETIVO 
Selecionar vinte (20) propostas de artistas visuais, sejam individuais ou coletivas, que trabalhem as diversas linguagens artísticas (pintura, desenho, escultura, fotografia, gravura, objeto, arte e tecnologia, performance, vídeo, instalação, etc.) para participarem do XV Salão Municipal de Artes Plásticas – SAMAP, da cidade de João Pessoa - Paraíba. 
2. PRÉ-REQUISITOS 
2.1. Só serão aceitas inscrições de obras inéditas, que não tenham sido expostas ao público em mostras de arte no Brasil. 
2.2. Não poderão se inscrever no XV SAMAP artistas e/ou grupos de artistas que tenham participado da XIV edição deste concurso. 
3. DA DOCUMENTAÇÃO 
As inscrições para o XV SAMAP serão realizadas mediante o envio de ficha de inscrição devidamente preenchida, disponibilizada neste Edital, acompanhada de portfólios referentes às propostas, em tamanho A4, contendo as seguintes informações: 
3.1. Memorial descritivo da proposta (máximo: três laudas), contendo texto sucinto sobre a materialidade, a poética e o conceito das propostas. O memorial deve conter todas as demandas técnicas para a montagem dos trabalhos (plano de montagem). 
1 
3.2. Projeto expográfico da proposta artística, detalhando a forma de apresentação da obra no espaço expositivo. 
3.2.1. A planta dimensionada da galeria do Casarão 34, estará disponível no endereço eletrônico: www.joaopessoa.pb.gov.br. 
3.3. Currículo sucinto do artista e/ou coletivo de artistas, contendo nome completo, nome artístico, endereço, telefone, e-mail. 
3.4. Até três peças gráficas, se houver, (convites, catálogos e/ou cartazes) ou textos publicados na imprensa sobre trabalhos do artista ou coletivo de artistas. 
3.5. Fotos coloridas (mínimo cinco, máximo dez) das obras propostas para a exposição, no tamanho de 15 x 21 cm, constando no verso de cada imagem: título da obra, data, técnica, materiais utilizados, dimensões e outras informações consideradas necessárias para melhor identificação dos trabalhos. 
3.5.1. Não serão aceitos trabalhos originais para efeito de inscrição, salvo no caso de trabalhos em linguagem audiovisual. 
3.5.2. Fotos de trabalhos experimentais (que utilizem suportes e materiais não usuais) deverão vir acompanhadas de ilustrações, esquemas ou maquetes e texto explicativo sobre manuseio, montagem e cuidados específicos. 
3.5.3. Os arquivos de audiovisual devem ser enviados em CD com extensão em formato WMA ou MP3 para áudio, e AVI e MPEG para vídeo. 
3.6. Cópias autenticadas do Documento de Identidade, CPF, PIS, PASEP ou NIT, e do comprovante de residência condizente com as Certidões. 
3.6.1. Certidões negativas Municipal, Estadual, Federal, e Trabalhista. 
3.6.2. Dados bancários (Conta Corrente), acompanhados de cópia do respectivo 
cartão. 
3.7. Ficha de inscrição devidamente preenchida, e assinada pelo proponente. 
3.8. O descumprimento aos itens 2 e 3 deste Edital, e seus respectivos subitens, dão o pleno direito à Comissão de Seleção de desclassificar o artista ou coletivo de artistas inscritos para o processo seletivo deste concurso. 
3.9. A análise dos documentos será realizada por uma Comissão de Análise Documental formada por membros da CPL e Assessoria Jurídica da FUNJOPE. 
3.10. Toda a documentação listada deverá ser entregue no ato da inscrição, como validação para o pagamento das premiações. 
3.10.1. Em caso de inscrição como pessoa jurídica, deverão constar os seguintes documentos: a) portfólio do artista ou grupo que está representando; b) Declaração 
2 
de Representatividade (somente em caso de grupo), acompanhada de cópias autenticadas dos RG, e assinaturas de todos os integrantes do grupo; c) contrato de exclusividade da empresa com o artista ou grupo que representa, registrado em cartório, anterior à data da contratação; d) comprovante de residência, PIS/NIT/PASEP/NIS e Dados Bancários. 
3.10.2. Habilitação de pessoa jurídica: a) Ato Constitutivo, Estatuto ou Contrato Social da empresa, em vigor; b) cópia autenticada do Alvará de Funcionamento; c) prova de inscrição no cadastro nacional de pessoa jurídica, contendo situação cadastral ativa (CNPJ); d) cópias dos documentos dos sócios da empresa (RG e CPF) ou do representante legal da Pessoa Jurídica, com Procuração com cópias autenticadas do RG e CPF do procurador; e) release do artista, declaração de representatividade, contrato de exclusividade. 
3.10.3. Quanto à Regularidade Fiscal: a) Certidão de Quitação de todos os tributos junto à Fazenda Federal; b) Certidão de Quitação de todos os tributos à Fazenda Estadual e Municipal; c) Prova de Regularidade relativa ao FGTS, através da apresentação do CRF expedido pela Caixa Econômica Federal; d) Prova relativa à Seguridade Social (INSS); e) Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas (CNDT). 
3.11. Cabem recursos, para análise documental, à partir da data da divulgação da seleção das obras que comporão o XV SAMAP, até o dia 31 de janeiro de 2014. 
4. DA INSCRIÇÃO 
4.1. A inscrição é gratuita. 
4.2. Os artistas poderão se inscrever com até duas propostas, sendo uma individual e outra coletiva, podendo ser selecionado apenas para uma das duas. 
4.3. As inscrições serão realizadas no período de 25 de novembro de 2013 a 27 de janeiro de 2014, por serviço postal com AR ou SEDEX, ou ainda, presencialmente, na sede da Fundação Cultural de João Pessoa – FUNJOPE, junto à sua Divisão de Artes Plásticas, nos períodos da manhã, das 09h00 às 12h00; e tarde, das 14h00 
às 17h00, de terça a sexta-feira, no endereço: Rua Duque de Caxias, 352 – Centro – CEP 58010-821 / João Pessoa – PB. 
4.4. A Ficha de Inscrição deve ser preenchida e assinada pelo artista e/ou representante do coletivo artístico, acompanhada de portfólio contendo memorial descritivo da obra, conforme item 3, e seus subitens. 
4.4.1. No caso de inscrições de Coletivos Artísticos incluir, anexo ao portfólio, Declaração de Representatividade contendo os dados (nome completo, RG, CPF, PIS, PASEP ou NIT, e do comprovante de residência; bem como Certidões Negativas Municipal, Estadual, Federal e de Débitos Trabalhistas) do representante do grupo, 
3 
bem como aposição de assinaturas dos componentes do Coletivo, com indicação de RG e CPF dos mesmos. 
4.4.2. O material especificado deve estar contido em envelope lacrado com o nome completo do artista, ou representante do Coletivo, devendo ser dirigido à Fundação Cultural de João Pessoa – FUNJOPE - XV Salão Municipal de Artes Plásticas, no endereço constante no item 4.3. 
4.5. Podem se inscrever brasileiros natos ou naturalizados, ou estrangeiros com residência fixa no Brasil há mais de dois anos, maiores de 18 anos. 
4.6. Somente serão aceitas as propostas postadas até a data limite de inscrição, como indicado no item 4.3 deste regulamento. 
4.6.1. Os trabalhos inscritos deverão atender às seguintes dimensões máximas: 4.6.2. Bidimensionais (pintura, fotografia etc.): altura 200cm x largura 200cm. 
4.6.3. Tridimensionais (objeto, escultura etc.): altura 200cm x largura 150cm x 150cm profundidade. 
4.6.4. Instalações e sites specifics: 400cm cúbicos. 
4.6.5. Performances: até 1:00 hora de duração. 
4.6.6. Audiovisual: duração livre. 
4.7. Não serão aceitas inscrições eletrônicas, ou enviadas por e-mail ou fax. 
4.8. A efetivação da inscrição implica a automática e plena concordância, por parte dos artistas, com os termos deste regulamento. 
5. DOS PRAZOS 
5.1. Inscrição: de 25 de novembro de 2013 a 27 de janeiro de 2014. Horário: de 
terça a sexta-feira, das 09h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00. 5.2. Seleção: primeira quinzena de fevereiro de 2014. 
5.3. Divulgação da seleção: a partir do dia 18 de fevereiro de 2014, no endereço eletrônico: www.joaopessoa.pb.gov.br, e jornais impressos locais. 
5.3.1. Recepção das obras: entre os dias 03 a 14 de março de 2014. No endereço: Casarão 34 - Praça Dom Adauto, 34, Centro, João Pessoa - Paraíba, CEP 58010-670 
5.3.2. As obras que não forem entregues, no Casarão 34, para a montagem do XV SAMAP, conforme estabelecido no item 5.31., não poderão participar da mostra, sendo conseqüentemente desclassificadas deste concurso. 
4 
5.4. Retirada das propostas não selecionadas: a partir da data de divulgação da seleção até 31 de março de 2014. Após este prazo, a FUNJOPE não se responsabilizará em salvaguardar os documentos e projetos que a compõem. 
5.4.1. Retirada das obras não contempladas pelo prêmio aquisição: entre os dias 02 e 27 de junho de 2014, no Casarão 34. Após este prazo, a FUNJOPE não se responsabilizará em guardá-las, podendo incorporá-las ou seu acervo ou dar às mesmas outro destino. 
6. DA SELEÇÃO E PREMIAÇÃO 
6.1. As propostas serão selecionadas por Comissões de Seleção e Premiação, especialmente nomeadas pela FUNJOPE, e que seguirão critérios internos de pontuação, registrados em Ata, na análise de mérito estético das obras inscritas. 
6.1.2. Em caso de eventual empate técnico, o Voto Minerva caberá ao Diretor Executivo da FUNJOPE. 
6.2. A Comissão de Seleção será composta por três membros convidados pela Diretoria Executiva desta instituição, que tenham comprovada atuação crítica no circuito das artes visuais, cujas decisões de mérito estético serão soberanas. 
6.3. Os critérios para seleção das obras serão: qualidade estética, pertinência poética e contemporaneidade das propostas; pressupondo obras que não comprometam a integridade do espaço institucional, bem como do público. 
6.4. Os portfólios dos artistas selecionados não serão devolvidos. 
6.5. As propostas não selecionadas pela Comissão de Seleção poderão ser retiradas pessoalmente, ou devolvidas por serviço postal. Neste último caso, as propostas enviadas por correio, devem vir acompanhadas de envelope fornecido pelo artista ou representante do grupo no ato de inscrição, devidamente endereçado e selado no valor necessário para a devolução. 
6.6. Após o prazo regulamentado no item 5.4 deste Edital, os portfólios referentes às propostas não classificadas, que não tenham sido retiradas pessoalmente, ou que não atenderem às condições exigidas para a devida devolução, terão destino conforme decisão da FUNJOPE. 
6.7. A Comissão de Premiação será composta também por três membros, convidados pela Diretoria Executiva da instituição, com comprovada atuação no campo das artes visuais; o veredicto deste Júri de mérito estético será irrecorrível. 
6.7.1. A Comissão de Premiação avaliará as obras depois de montadas no espaço expositivo, e concederá os quatro prêmios até um dia antes da abertura do XV 
5 
SAMAP; os artistas premiados serão anunciados na abertura oficial do referido Salão. 
6.7.2. As quatro propostas contempladas com os prêmios aquisitivos serão incorporadas ao acervo da FUNJOPE, juntamente como seus respectivos portfólios, mediante assinatura de Declaração de Cessão de Direito de Uso de Imagem e Direitos Autorias relativa à obra premiada. 
7. DAS RESPONSABILIDADES DA FUNJOPE 
7.1. Tornar público os resultados da seleção e das premiações do presente Concurso no Semanário Oficial e no site da Prefeitura Municipal de João Pessoa, no endereço: www.joaopessoa.pb.gov.br. 
7.1.1. Disponibilizar o espaço expositivo do Casarão 34, nos devidos prazos, bem como equipe técnica de montagem, dentro de sua capacidade de assessoria técnica e dos horários de trabalho de seus funcionários, com a participação ou não dos artistas selecionados, e suas equipes, conforme cada caso. 
7.1.2. Conceber o projeto expográfico e realizar a montagem das obras entre os dias 18 a 28 de março de 2014, das 8h00 às 18h00; nos dias úteis. 
7.1.2. Divulgar o XV SAMAP, através de sua assessoria de comunicação, para os jornais e TVs de João Pessoa, bem como no site da Prefeitura Municipal. 
7.1.3. Fornecer material de divulgação do XV SAMAP (convite, folders e catálogos), bem como sinalização da exposição. 
8. DAS RESPONSABILIDADES DOS ARTISTAS 
8.1. Fornecer mobiliário, equipamentos e materiais específicos, em caso de instalações, performances etc. e outras obras que o requeiram, no que exceda as responsabilidades da FUNJOPE previstas neste Edital. 
8.2. Caso seja necessário, o artista selecionado deverá fornecer equipe de montagem e desmontagem para a exposição fora do horário de trabalho dos funcionários da FUNJOPE, nas seguintes condições: a) quando houver complexidade da obra e seu plano de montagem assim o exigir; b) ou quando o trabalho exigir um número maior de montadores do que os disponíveis na Unidade Cultural Casarão 34, para a realização do XV SAMAP. 
8.3. Providenciar o transporte de ida e volta, a embalagem e, a seu critério, o seguro das obras a serem expostas. Respeitando os prazos estabelecidos no item 5, e seus subitens, deste regulamento. 
8.4. Os artistas selecionados neste Concurso cederão automaticamente o direito de uso de imagem de suas obras para fins de divulgação e difusão de eventos culturais 
6 
futuros promovidos pela Prefeitura Municipal de João Pessoa através da FUNJOPE, assim como para registro das mesmas no catálogo desta edição do Salão Municipal de Arte, e para tal assinarão Declaração de Cessão de Direito de Uso de Imagem e Direitos Autorias relativa às obras premiadas, fornecida pela FUNJOPE. 
9. DOS VALORES 
9.1. Os artistas selecionados receberão dezesseis prêmios participação no valor de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais). 
9.2. Cada um dos artistas, ou grupos de artistas, contemplados com os quatro prêmios aquisição, receberão R$ 10.000,00 (dez mil reais). 
9.2.1. O artista ou coletivos de artistas agraciados com os prêmios aquisitivos não receberão prêmios participação. 
9.3. Dos valores mencionados nos itens 9.1. e 9.2, serão deduzidos os impostos legais. 
10. DISPOSIÇÕES GERAIS 
10.1. O ato de inscrição implica na automática e plena concordância com os termos deste Edital. 
10.2. A ficha de inscrição e os demais documentos serão disponibilizados como anexo deste Edital, o qual será publicado no Semanário Oficial da Prefeitura Municipal de João Pessoa, no endereço: http://www.joaopessoa.pb.gov.br 
10.3. Não serão aceitas inscrições que não estejam em conformidade com os termos regulamentados neste Edital. 
10.4. Após a inscrição da proposta não serão permitidas alterações de conteúdo. 
10.5. A montagem e desmontagem do XV SAMAP serão supervisionadas pela Diretoria do Casarão 34 e pela Divisão de Artes Plásticas da FUNJOPE. 
10.6. Em casos excepcionais, as datas do XV SAMAP poderão ser alteradas pela FUNJOPE, mediante justificativa e comunicação expressa aos artistas. 
10.7. A FUNJOPE não se responsabilizará por eventuais danos causados às obras expostas e pelos danos causados por estas a terceiros, salvo se ficar comprovada negligência por parte da equipe técnica da instituição, responsável pela guarda das mesmas. 
10.8. Este Edital poderá ser impugnado, conforme preceituado na Lei 8.666/93; com bases em seu Artigo 41, e respectivos parágrafos. 

                                                                                                               
CRONOGRAMA                                                                                     
Término das inscrições
28 de Março de 2014

Abertura da exposição
03 de Abril de 2014

Término da mostra
30 de Maio de 2014                                                                               

Fonte: Mapa das Artes

curso prático de douramento - Regina Gierlemger - SP


sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

11,000-year-old wall painting underground in northern Syria which they believe is the oldest in the world


Archaeologists unearth ancient painting


French archaeologists have discovered an 11,000-year-old wall painting underground in northern Syria which they believe is the oldest in the world.
The two-square-metre painting, in red, black and white, was found at the Neolithic settlement of Djade al-Mughara on the Euphrates, north east of the city of Aleppo, team leader Eric Coqueugniot told Reuters.
"It looks like a modernist painting. Some of those who saw it have likened it to work by (Paul) Klee. Through carbon dating we established it is from around 9,000 BC," Coqueugniot said.
"We found another painting next to it, but that won't be excavated until next year. It is slow work," said Coqueugniot, who works at France's National Centre for Scientific Research.
Rectangles dominate the ancient painting, which formed part of an adobe circular wall of a large house with a wooden roof. The site has been excavated since the early 1990s.
The painting will be moved to Aleppo's museum next year, Coqueugniot said. Its red came from burnt hematite rock, crushed limestone formed the white and charcoal provided the black.
The world's oldest painting on a constructed wall was one found in Turkey but that was dated 1,500 years after the one at Djade al-Mughara, according to Science magazine.
The inhabitants of Djade al-Mughara lived off hunting and wild plants. They resembled modern day humans in looks but were not farmers or domesticated, Coqueugniot said.
A large number of flints and weapons have been found at the site as well as human skeletons buried under houses.

-Reuters

acontece no MASP - dezembro 2013


 

Estaremos fechados para visitação nos dias 23, 24 e 25/12 (Natal) e 30, 31/12 e 01/01/2014 (Ano Novo). Reabriremos normalmente na quinta-feira dia 02/01/2014 (10h às 20h). Agradecemos a atenção.Desejamos a todos os nossos leitores e amigos boas festas.

 
ANIVERSÁRIO DE LINA BO BARDI
Em 5 de dezembro, a arquiteta Lina Bo Bardi, que projetou o edifício do MASP, completaria 99 anos se viva fosse. Nascida em Roma em 1914, Lina veio para o Brasil em 1946, com o marido, Pietro Maria Bardi e, no Rio de Janeiro, conheceram Assis Chateaubriand, o fundador do museu, que os convidou para participar do projeto. Assim, desde o início ela teve intensa atuação na vida do MASP. 

Desenhou os espaços da primeira sede, na Rua Sete de Abril, 230, prédio dos Diários Associados, jornais pertencentes a Chateaubriand. Ali o museu funcionou até 1968, quando a sede atual foi inaugurada neste arrojado edifício que se tornou um símbolo de São Paulo.

 
PASSAGENS POR PARIS
Sem previsão de encerramento | 2º andar 
Passagens por Paris propõe um passeio pela arte moderna, com obras feitas entre 1866 e 1948 por artistas icônicos do período: Manet, Degas, Cézanne, Gauguin, Van Gogh, Matisse, Renoir, Toulouse-Lautrec, Picasso, Modigliani, Portinari, Rego Monteiro...Todos os aqui incluídos viveram, produziram, passaram por Paris. A exposição dá aos visitantes a oportunidade de ver algumas das obras mais representativas desse período.


 
TRIUNFO DO DETALHE (E DEPOIS, NADA)
Sem previsão de encerramento | 2º andar
A exposição tem a intenção de mostrar ao visitante que toda obra tem seu sentido próprio. Porém, além daquele de início buscado pelo artista, pode adquirir outro(s) significado(s) conforme seu lugar no cenário da história e nas mostras de que participa. Uma flor, um relógio sobre a mesa, um sorriso... No detalhe de uma obra-prima, o artista revela seu valor maior e constrói narrativas que permitem ao espectador apreciar a obra e seu conjunto. 60 obras do Acervo podem ser apreciadas.

 
ATELIÊ PARA FAMÍLIAS E TERÇAS LIVRES 
Terças-feiras dias 03, 10 e 17 | 2º subsolo
Horários: 13h30 e 15h15 (15 vagas por sessão) 
São oferecidas Visitas Orientadas para o público em geral seguidas de atividades de Ateliê, de maneira gratuita, com 15 vagas por sessão. Para participar, cada visitante interessado deve retirar uma senha numerada na Bilheteria do Museu.







 
IMPORTANTE DOAÇÃO DE LIVROS SOBRE MAIÓLICAS
Biblioteca e Centro de Documentação | 2º subsolo
 A coleção Imbert de Maiólicas do Masp é uma preciosa coleção de objetos de cerâmica, caracterizados não só pela sua beleza, mas também pelo seu valor histórico. Possui cerca de 240 itens, dos séculos 14 ao 17. As peças são vasos, vasos de farmácia, jarras, taças e azulejos, que apresentam motivos decorativos e figurativos. Essa coleção foi reunida por A. Imbert a partir de 1897 durante sua estadia em Roma. As peças foram adquiridas na Galeria Mathiesen de Londres, e doadas ao museu por Francisco Pignatari em 1952.
 A Biblioteca tem em seu acervo duas obras raras: “Faiences Italiennes” de 1911, e “Ceramiche Orvietane dei Secolli XIII e XVI”, 1909, de Alessandro Imbert. Em novembro,  recebemos uma importante doação da pesquisadora Cristina Lara Corrêa de publicações sobre as maiólicas, que poderão auxiliar o pesquisador a estudar a coleção do Masp ou outras coleções. 
Agende sua pesquisa embiblioteca@masp.art.br ou pelo telefone 11 3253-6483. Funcionamento para pesquisadores: segunda a sábado das 13 às 17h. Para fazer uma pesquisa online, clique abaixo em Saiba Mais.



 
CONCERTO SHIZEN - NATUREZA
Dia 15, às 13h | entrada gratuita

Trio Kagurazaka e convidados
Realização: Fundação Japão
Será um grande encontro dos instrumentos tradicionais japoneses, como o koto, o shakuhachi ou o shamisen, ao lado de outros populares no Brasil, como o acordeão e o piano. No programa, uma surpreendente combinação de obras nacionais e japonesas, em composições que datam do século 18 até a década de 60, com acompanhamentos inusitados, revelando a versatilidade dos instrumentos tradicionais japoneses, que ao contrário do que muitos possam imaginar, vão muito além da música japonesa, tradicional ou folclórica.





 
O MASP NA “30XBIENAL”
Prossegue até o dia até 8 de dezembro a exposição intitulada “Mostra dos 60 Anos de Arte Brasileira” também denominada “30×bienal” no pavilhão da Bienal de São Paulo. As obras do artista Willys de Castro (Uberlândia MG 1926 - São Paulo SP 1988), Objeto Ativo, 1959 e Objeto Ativo, 1961 que pertencem ao MASP participam da mostra e, após o encerramento retornarão ao museu.
DOIS CÉZANNES DO MASP EM ROMA
Duas obras do MASP, de autoria de Paul Cézanne (Aix-en-Provence, França, 1839 – 1906) Negro Cipião e Rochedos em l’Estaque, estão no Complesso del Vittoriano, situado no monumento a Vittorio Emanuele II em Roma, Itália. Participam da ,exposição Cézanne and the Twentieth-Century Italian artists – Rome / Cézanne e os artistas italianos do Seculo XX – Roma e retornarão ao MASP após 9 de fevereiro, quando encerra a mostra.





 
PINTURA DO MASP ENVIADA PARA RESTAURO NA ITÁLIA
A pintura renascentista italiana de Piero di Cosimo (Florença, 1461/1462 – 1521) Virgem com Menino, São João Batista e um anjo (1500-1510, óleo sobre madeira; diâmetro 129 cm), que há muitos anos necessita de um tratamento de restauração, foi enviada para Roma neste mês. Será restaurada através de uma parceria entre o MASP e a Soprintendenza di Roma, com o apoio do Istituto Italiano di Cultura de São Paulo e o patrocínio privado que viabiliza a ida da obra à Roma. 
O projeto se desenvolveu a partir de uma iniciativa do departamento de Conservação e Restauração do MASP, com o apoio do departamento de Intercâmbio.
O Acontece no MASP é uma publicação desenvolvida pelo Departamento de Comunicação 
e Relacionamento para divulgar as notícias e a programação do museu. 
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand | MASP 
Avenida Paulista, 1578 | São Paulo SP | Telefone 11 3251-5644 
www.masp.art.br | atendimento@masp.art.br

cópias tridimensionais de pinturas famosas - todos podem ter um Van Gogh agora!

Best Photos of the Day
SCHIPHOL.- Dutch princess Anita unveils a 'Relievo', a three-dimensional reproduction of the Sunflowers by Vincent van Gogh on December 12, 2013 in Schiphol Amsterdam Airport. The Van Gogh Museum in Amsterdam creates reproductions of paintings by scanning the original work of art with a multidimentional scanner and printing it in high resolution. AFP PHOTO / ANP / MARTIJN BEEKMAN.

leilão FIBRA

Exposição:

De 11 à 16 de Dezembro de 2013
2ª a 6ª-feira das 11h às 19h, Sábado das 11h às 16h

Leilão:

Dias 16 de Dezembro de 2013
Segunda-Feira às 15h

Local

Exposição:
R. Tupi, 792 - Pacaembu - São Paulo
Telefone : (11) 2478-3688 | (11) 97645-2902

Leilão: Somente online

Helena Carvalhosa - Casa Contemporânea - SP

Casa
 
HELENA CARVALHOSA NA CASA CONTEMPORÂNEA 
Casa
 

helenacarvalhosa2.jpg

De terça a sexta das 14h às 19h. Até sábado, 14/12/2013 das 11h às 17h.
A Casa entre em recesso em 17/12/2013 e reabre em 14/01/2014. Aguardamos sua visita.

helenacarvalhosa2.jpg

De terça a sexta das 14h às 19h. Até sábado, 14/12/2013 das 11h às 17h.
A Casa entre em recesso em 17/12/2013 e reabre em 14/01/2014. Aguardamos sua visita.