concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Arte Naif: pintando com tintas, alma e coração







Arte Naif: pintando com tintas, alma e coração 

A Galeria Jacques Ardies inaugura o calendário 2011 com 60 trabalhos inéditos de oito representativos pintores da atual geração de arte Naif brasileira. As obras são a síntese do que diferencia a alma do estilo no país, em relação ao que é produzido em outros lugares. E, por isso, uma forma original de valorizar a singularidade do povo. Na França ou em nações nórdicas, é comum a caracterização do céu de maneira mais pesada, a observação de expressões duras e rostos sombrios. No Brasil, em geral, os quadros são mais alegres e otimistas.

“Cada um desses artistas, tão diferentes entre si, têm em comum a sutileza com que retratam os temas ligados à natureza e ao dia a dia do brasileiro. Utilizando as cores com intensidade, eles transmitem em cada um de seus quadros a alegria, o lirismo e o otimismo que caracterizam a arte naif nacional”, explica Jacques Ardies, organizador da coletiva.

Arte sincera e autêntica

Há 30 anos à frente da Galeria, e com a experiência de quem já teve contato com dezenas de artistas Naif de destaque no Brasil e no exterior, Ardies observa esse estilo de arte como sincero e autêntico. “Autores como os da exposição têm necessidade de expressar o que sentem. Pintam com alma e coração”, analisa. 

Enquanto há artistas de outros estilos capazes de pintar três quadros em uma noite, as obras Naif requerem mais tempo de elaboração. “A maioria dos artistas preza muito pelos detalhes. O quadro, por exemplo, pode levar um mês para ficar pronto”, acrescenta o organizador da mostra.     

A ocasião promove ainda a estreia do pintor pernambucano D´Ollynda Brasil, entre o time de artistas expositores da Galeria Jacques Ardies que apresenta obras como Grande Circo Nerino e Final da Copa do Mundo de 2014. Outros participantes são: Ana Maria Dias, Constância Nery, Edivaldo, Ernani Pavaneli, Francisco Severino, Malu Delibo e Rodolpho Tamanini Netto. 

“A exposição mistura formas distintas de fazer arte Naif, cada qual com o seu merecido valor”, diz Ardies.   

A vernissage será no próximo dia 16 de abril, das 12h às 16h, na Galeria Jacques Ardies (Rua Morgado de Mateus, 579, Vila Mariana, Tel.: (011) 5539-7500, São Paulo, SP). A exposição ocorrerá de 2ª a 6ª feira, das 10h às 18h30; e sábado, das 10h às 16h, até 30 de abril.


CONTATOS:
Eduardo Shor – 11 7747-4782
Jacques Ardies - 11 5539-7500

2 comentários:

Alan Cruz disse...

ola adorei as pinturas do artista plastico realmente parabéns, também sou pinto deste estilo mais gosto sempre de inova nas pinturas meu site é este aqui www.alancruznaif.webnode.com.br. sucesso sempre para os amantes do estilo naif.

Maria Pinto disse...

Olá, Alan
quando fizer uma exposição me avise que eu coloco no blog.
beijo e sucesso

MaRegina